domingo, 28 de agosto de 2011

Lições aos filhos – Ilusões & realidades




    As melhores instruções de um filho são os ensinamentos de seus pais. A sala de casa é uma escola, onde os filhos dão seus primeiros passos e onde recebem as primeiras lições. Lições de um momento, lições para toda a vida. É importante, e improrrogável, que o pai e a mãe intercedam na educação e no crescimento dos filhos, preparando-os para a realidade do futuro, para quando adultos estarem preparados para enfrentar e vencer as adversidades da vida.

>> 

     Instruções importantes ao seu filho

·         Não crie-o despreparado nesse mundo de lobos. Além dos ensinamentos livrescos, escole-o nos ensinamentos da vida. Muna-o de experiência para enfrentar, e vencer, qualquer artífice do mal.

·         Sabe os castigos que o seu pai lhe dava e você abominava? Cuidado para não repeti-los com o seu filho, para que não suceda, amanhã, ele os repetir com o filho dele...

·         Ensine-o a não mentir. Viver de mentiras é construir a reputação sobre alicerces de areia. A qualquer momento desmorona sob uma pequena onda, vinda do grande oceano da verdade!

·         Afaste-o das colheitas do malfazer. Se da benignidade colhe-se o bem, o que se colhe no pomar dos pecadores, o que é, senão o fruto do pecado?

>> 

     Ilusão
 
     Viver na ilusão é viver em eterna imaginação, num sonho longo, interminável.
     Iludir-se é enganar os próprios sentidos e navegar solitário entre névoas de falsas sensações; é imaginar sempre o melhor para si, porém, pouco ou nada fazer para alcançar. E o mundo atual está assim, repleto de iludidos...
     Pessoas que fazem da ilusão seu modo de vida vivem em paralelo com o mundo real. São iguais nefelíbatas: cabeça nas nuvens, pés distantes do chão.
     Todos podem ter suas ilusões, mas devem ter gana para realizá-las, afim de que não se transformem em devaneios perpétuos.
     Nós, pais, devemos ser o porto para os filhos fincarem âncora e realizarem seus sonhos. Ilusões sem realizações são como a bela rosa-dos-ventos que, indefinidamente, gira em si mesma e nunca sai do lugar!

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Criança na escola):

     Temas complementares (Laços de amor):

domingo, 7 de agosto de 2011

Pai, mãe e filhos unidos: família abençoada por Deus!



   “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe. Porque serão como diadema gracioso na tua cabeça e colares ao teu pescoço”
Provérbios 1:8-9

     Pai, instrua o seu filho. Filho, ouça a instrução do seu pai!
     Pode um filho ser feliz e encontrar a prosperidade vivendo em desarmonia com os pais? Certamente que não. A felicidade de qualquer um tem como premissa a boa educação e o relacionamento harmonioso junto aos seus pais e à família.
     Um lar onde pais e filhos não se entendem as paredes tremem. É um lar frio pela ausência de calor humano e escuro pelas trevas do desentendimento. E ainda pior. Ao haver brigas e desapreço, Deus se entristece e uma névoa de infelicidade cobre aquela morada.
     Qualquer lar para ser forte, inabalável, tem de estar unido pelo respeito e ungido pelo amor.
     O filho deve receber, qual um dedicado aluno, as lições ministradas por seu pai e sua mãe. São lições de vida e cidadania, pois a melhor escola de um filho são os ensinamentos dos seus pais.
     As pessoas que têm uma luz especial, que vivem a sorrir, a irradiar paz e felicidade e subir os patamares da vida com troféus de vitórias, são, inconfundivelmente, aquelas que têm amor por Deus e amor por seus pais eternizados no coração!

>> 

  “Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força.”
1Paralipômenos 16:28

     A união da família é a base que edifica o lar!
    Toda família unida pelo amor será glorificada e fortalecida por Deus, e, para Deus tributará glória e força.
     Deus abençoa a boa família e a ampara. Ela é uma constituição sagrada. É uma unidade que transpõe os séculos, multiplica-se, difunde-se e completa a sua divina missão.
     Quanto mais uma família é unida e integrada, mais ela está segura e fortalecida, qual uma mente saudável num corpo perfeito.
     A felicidade de uma morada tem como alicerce cada um dos moradores felizes!
     Pode ser forte uma casa com azulejos reluzentes por fora, mas com rachadura nas paredes por dentro?
     Um lar desunido desmorona a uma breve ventania por ter estrutura frágil. E o que a deixa frágil? Desamor, desunião, insurgências entre os pais, destes com os filhos e vice-versa. Inversamente, com tolerância e respeito um lar é cingido pelos laços da união, eterniza-se e sustém-se sob qualquer adversidade.
     A família é como um exército, onde o amor e a união é a maior arma para vencer todos os desafios. É exaltada por ser obra divina: vários corpos comungando o mesmo lar, dividindo o mesmo nome, unidos pelo mesmo sangue!

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Criança honesta):

     Temas complementares (Erro, castigo, perdão):