segunda-feira, 27 de julho de 2009

União de pais e filhos: família forte e feliz.

     A família é uma obra de Deus. Desde Gêneris 12:3, quando Ele disse "E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra". Quem tem uma família amorosa, unida, tem um tesouro. E há algo melhor que um tesouro na terra, abençoado pelo Criador?

     Felicidade

     Não há, sobre a face da terra, riqueza mais bela e valiosa do que a felicidade.
     A felicidade é o estágio maior das conquistas humanas. Ouro, prata, jóias, bens ou qualquer glamour que possa existir, não se iguala nem a supera. Todos a buscam; muitos não a encontram. E quem a encontra é como encontrar dentro de si o deleite, a realização pessoal, o regozijo da vida. Então, que conselho melhor para dar ao filho, senão a da conquista de tão almejado galardão?
    Diga-lhe que há felicidade nas coisas triviais, nos atos simples e corriqueiros. Há felicidade por poder contemplar as estrelas, o céu azul, ao lado de pessoas que o ama e por elas é amado.
     Não é preciso palácios, cetros e coroa para obtê-la. Simplicidade, humildade, e principalmente amor, são alguns componentes desse maravilhoso presente deixado por Deus!

>>

     Família

    *Constituir uma família é construir a obra mais perfeita do universo. Guardá-la, e fazê-la feliz, é viver sempre sob o beneplácito de Deus.

      *Uma família é como um exército: faz da união, e da unidade de pensamento, força bastante para vencer o mundo!

    *Uma família desunida, onde o pai perdeu o respeito, é igual um time disperso com um técnico sem comando: a quem ambos vão derrotar?

      *O corpo de uma família adoece e se fragiliza quando em guerra. Inversamente, quando em paz, adquire saúde e se fortalece.

     *Um pai que vê sua família desagregar-se e não move um músculo, é como um major que vê seu batalhão ser derrotado e não dispara um único tiro.

  Inácio Dantas
  (do livro ® “Pai, o que dizer para o seu filho?”)

terça-feira, 14 de julho de 2009

Esperança, estratégias de vida. Ensine ao seu filho esses nobres valores.



    Incentive seu filho a acreditar nos seus sonhos. Não é porque não os realizou agora que amanhã não os pode realizar. Há um poder em todos nós que é a alavanca de todas as conquistas: Esperança. Estudar, dedicar-se, trabalhar abnegadamente são ferramentas que nos impulsionam para chegar "lá", ao ápice das conquistas. Ensine-lhe a jamais desistir ante um insucesso. Enquanto vivemos, a esperança deve estar viva dentro em nós!


     Esperança

    Faça seu filho acreditar, ir atrás dos sonhos, não descrer do seu potencial ao ouvir um ‘não’: se algumas portas se fecharem, outras tantas serão abertas.
    Incentive-o a abrir as asas da esperança e nelas confiar os sonhos. A esperança, ave divinal, alça vôo por longínquos céus e, de repente, pousa sobre o tão esperado sonho. Esperança é o sangue que flui no coração, vitaliza o corpo e alimenta a vida.

   Tudo que seu filho almejar, prepare-o para alcançar. Estudo, trabalho, aperfeiçoamento, formarão seu currículo para atingir os fins. Não o permita esmorecer se outros competirem com ele, mentalizando a derrota antes de jogar. Ele deve ter esperança de vitória, mesmo competindo entre centenas.

    Que ele persista, de forma tenaz, caminhando com o desejo fixo e o olhar iluminado pela luz da esperança!


>>

    Estratégias de Vida

  Em certas circunstâncias, usar a perspicácia é uma arma estratégica para defender-se de insultos e provações. Instrua seu filho para:

   *Ao ser questionado, responder com inteligência, mesmo perguntas banais.

   *Para evitar queimar-se, não acender o pavio das polêmicas sobre tema desconhecido.

   *Estar em dia com os estudos para não remediar ‘ajuda’ no dia das provas.

   *Fazer amizades com o maior número possível de pessoas. Cada amigo a mais, um inimigo a menos.

   *Respeitar os mais velhos, pois além de sinal de educação, resguarda a integridade física...

   *Se estiver num grupo que vai seguir pelo caminho do erro, fugir pelo atalho mais próximo.

   Inácio Dantas
   (do livro ® Pai, o que dizer para o seu filho?”)

   Temas relacionados (Conflito de gerações):

   Temas complementares (Reflexões em espanhol):

    Temas afins (Autoajuda):