segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ingratidão, Iniciativa: duas lições valiosas para os filhos.




   Quantas vezes assistimos na TV, e até mesmo vemos acontecer nas ruas, cenas de filhos se rebelando contra pai e mãe, desdenhando a autoridade paterna, mostrando-se ingratos? E os pais, tentando compreender a incompreensão dos filhos, ora com voz meiga, ora irritados, contrapõem-se à gritaria deles... O que fazer? Que atitude correta tomar para não aumentar ainda mais a ingratidão?

    Claro, cada caso é um caso. Alguns pais e mães agem de uma forma, outros de outra forma, tendo em vista o conhecimento das reações e das “manhas” dos filhos... Mas, seja como for, os pais devem sempre coibir e mitigar as reações abruptas deles. E devem fazê-lo quando eles ainda são crianças, pois nessa fase as palavras e ações paternas têm poder sobre os pequenos. Porque, depois que elas crescem, aí então essa tarefa fica difícil, senão impossível...

    Ingratidão
    
    Quantas horas de vida perde um pai, descorçoado com o filho ingrato?
    Um pai, dia após dia, dá-se com amor e afeto bem educando o filho, o qual, ao ficar adolescente, desdenha esse amor e torna-se ingrato. Tudo que foi investido ao longo da sua formação é esquecido, e ele troca os valores mais comezinhos da afetividade pela ingratidão. Enxerga somente que o pai é um ser que existe para servir seus interesses próprios...
     Diante disso, como agir?
    Deve-se fazê-lo compreender que gratidão é uma moeda produzida no coração para se pagar o bem recebido. E que ninguém que é ingrato alcança as benesses da terra, as quais Deus premia àqueles que bendizem o favor recebido.
   Por fim, faça-o compreender que as rodas do universo giram em direção à felicidade, tendo por impulso a força da gratidão!

>> 

     Incentive seu filho à realização de tarefas que possam ser benéficas para eles mesmos. Temas escolares, assuntos de trabalho, atividades no lar... Quando eles desenvolvem a aptidão por algo, e a iniciativa é instantânea, dá-se um passo firme para os prepararem para uma futura liderança.

     Iniciativa

     Força de vontade, diligência, antecipar-se aos outros para realizar tarefas, são exemplos de iniciativa.
     Quem tem iniciativa está um passo à frente dos demais. Ativo, e altivo, não tem dificuldades para obter trabalho, pois sua mão de obra é sempre requisitada. É o tipo de profissional que as empresas demandam e ao qual ofertam os melhores salários.
    Mas, pergunta-se, o profissional de iniciativa já ‘nasce feito’? Ou ele é moldado no decorrer da vida?
    Pode ser uma ou outra, ou até a união de ambas as coisas. Porém, a verdade é que ele é moldado durante seu processo de crescimento. Com a presença inspiradora do pai, o ímpeto da iniciativa desperta e o filho torna-se um exponencial.
   ‘Injeção’ de incentivo, cobranças racionais, incansável ensinamento. Eis como formar um grande artista tendo por maestro o pai!
 
     Inácio Dantas
     (Trechos do livro © “Pai, o que dizer para o seu filho?

     Telas relacionados (Família):

     Temas complementares (Casal-Unido):

6 comentários:

  1. ADOREI O SEU BLOG.
    AGORA QUE SOU SUA SEGUIDORA NÃO VOU MAIS PARAR DE PASSAR AQUI PARA LER AS NOVIDADES.
    O TEMA QUE VOCÊ ABORDA É MUITO IMPORTANTE PARA TODOS.

    BREVE ESTAREI ESCOLHENDO UM DOS SEUS TEXTO PARA POSTAR NO MEU. CLARO COM OS DEVIDOS CRÉDITOS.

    BEIJINHOS

    ResponderExcluir
  2. Josandra,

    Fique à vontade para postar textos do Blog. O espaço aqui é nosso.

    Felicidades!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Adorei a postagem e a foto... Inclusive,peguei a imagem emprestada para usar em minha rede social, certo? Prazer em conhecer seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tayana, seja bem-vinda. Volte sempre. Quanto à imagem, ela não é minha, é nossa!

      Abraço fraterno

      Inácio Dantas

      Excluir
  4. Boa Tarde!

    Magnífico o seu blog,amei esta de parabéns,falou tudo nesse texto,pais vejam bem como anda educando os seus filhos,pai que ama verdadeiramente educa ensinando desde cedo dentro de casa.Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Muito bom saber que alguém mais sofre do mesmo mal , obrigada pelas suas palavras me fizeram me senti melhor .

    ResponderExcluir