domingo, 12 de agosto de 2018

Dia dos pais: Duas lições valiosas aos filhos: Caráter, Cordialidade



Dia dos pais: Duas lições valiosas aos filhos: Caráter, Cordialidade

Caráter, insígnia dourada que ilumina aqueles providos de bom feitio moral e que fazem de seus atos e comportamentos balaústre da honra e da cidadania.
Se cuidarmos de uma planta, desde a semente, e depois ao brotar, regando-a, livrando-a das ervas daninhas, podando-a cuidadosamente nos momentos certos, com o tempo teremos uma árvore frondosa, com flores e frutos viçosos que será elogiada e admirada por todos. E assim também, como essa vistosa árvore no porvir, pode ser a árvore da formação do caráter do homem.
Quem neste mundo globalizado não tiver caráter será um eterno liderado, pois não terá ética nem moral para delegar tarefas e liderar equipes.
Como aquela semente de cuidados extremos, constante vigília e atenção, assim é com o filho, para que ele cresça e atinja a maioridade priorizando a construção de um caráter irretocável.
É inquestionável que, se desde pequena a criança for bem orientada e bem nutrida com lições de decência, irá crescer desenvolvendo um caráter sólido, embasado nos princípios dos bons costumes, de estirpe honrada e impoluta.
E, por fim, quando adulta, abraçada pela sociedade, irá aperfeiçoar-se, limando as pequenas arestas do distintivo do seu caráter, deixando as fibras polidas e reluzentes!

Cordialidade

Afabilidade no trato, ajudar sem pedido ser, são condutas de pessoas que semeiam o bem comum, eis que a luz que acendemos para os outros também nos clareia. Ensine a cordialidade ao seu filho para que ele construa, nesse velho mundo, uma vida nova e um mundo novo!
Ser cordial é um gesto humano de bem tratar os outros para bem tratado ser. Boa ação retorna em boa ação; o bem que lançamos sem saber a quem, de repente, sem saber de quem o bem recebemos de volta. E, afinal, que trabalho dá ser cordial?
Mas, o que é cordialidade? É afeição sincera, bons modos, fineza no trato. Esses quesitos simples, triviais no cotidiano, devem estar presentes na vida e no jeito de ser de qualquer pessoa contemporânea.
Respeitar pai e mãe, ser gentil e prestativo com as pessoas, independente de idade, cor, classe social; ter cuidado e atenção com as coisas sob sua responsabilidade, são atitudes que corroboram a cordialidade.
Como nos comportamos em casa, aos olhos da família, será o manual de onde os filhos aprenderão a se comportar. Por isso, escrevamos esse manual com letras nítidas e belos exemplos, usando a mão domada pelo bem fazer e o grafite valiosíssimo da cordialidade.
Ensinar esse notável gesto aos filhos é prepará-los para uma nova era, um tempo novo e moderno, onde, de crianças a anciãos, interconectam-se e inter-relacionam-se de forma dócil e cosmopolita.
Prof. Inácio Dantas
Do livro “Ensinamentos de pai para Filho”

Nenhum comentário:

Postar um comentário