domingo, 1 de agosto de 2021

Dia 8 de agosto, dia dos Pais. “Caráter” – o maior presente de um pai ao filho.

Dia 8 de agosto, dia dos Pais.

“Caráter” – o maior presente de um pai ao filho. 

“Caráter, insígnia dourada que ilumina aqueles providos de bom feitio moral e que fazem de seus atos e comportamentos balaústre da honra e da cidadania.”

Se cuidarmos de uma planta desde a semente, e depois ao brotar, regá-la, livrá-la das ervas daninhas, podá-la cuidadosamente nos momentos certos, com o tempo teremos uma árvore frondosa, com flores e frutos viçosos que será elogiada e admirada por todos. E assim também, como essa vistosa árvore no porvir, pode ser a árvore da formação do caráter do homem.

Quem neste mundo globalizado não tiver caráter será um eterno liderado, pois não terá ética nem moral para delegar tarefas e liderar pessoas.

Como aquela semente de cuidados extremos, constante vigília e atenção, assim é com o filho para que ele cresça e atinja a maioridade priorizando a construção de um caráter irretocável.

“O caráter humano é também construído como a pintura de uma tela de um Van Gogh: pinceladas firmes, certeiras, tintas em profusão de cores formando um desenho sólido... Dia a dia o artista vai trabalhando na sua obra, e, dia a dia o pai vai trabalhando no caráter do filho. Ao final, o pintor tem sua obra-prima, e o pai um filho com caráter irretocável!”

É inquestionável que, se desde pequena a criança for bem orientada e bem nutrida com lições de decência, irá crescer desenvolvendo um caráter polido, embasado nos princípios dos bons costumes, de estirpe honrada e impoluta.

E, por fim, quando adulta, abraçada pela sociedade, irá aperfeiçoar-se, limando as pequenas arestas do distintivo do seu caráter, deixando as fibras polidas e reluzentes! 

Prof. Inácio Dantas

Do livro: Ensinamentos de pai para filhos, por Inácio Dantas - Clube de Autores

Nenhum comentário:

Postar um comentário