quarta-feira, 15 de abril de 2009

Coragem, otimismo, duas lições para o seu filho vencer desafios!


     É preciso coragem para enfrentar as adversidades da vida. O medo nos afasta dos nossos alvos, nos distancia dos objetivos, nos põem à margem da estrada rumo ao pódio. Portanto, é extremamente importante os pais influírem na constituição moral e na preparação dos filhos para esses enfrentamentos. E para que eles sejam repletos de vitórias e sucessos!



    Coragem 

    É constituído de matéria especial aquele que não teme, que ergue-se, inflama os brios, e enfrenta de frente as dificuldades – e supera-as. Este é um ser dotado de algo superior, uma fibra que se verga, mas não quebra: a coragem.
    A coragem, racional, é a diferença entre avançar e recuar, realizar ou ficar estagnado. E essa máxima vale, não apenas para os adultos, mas também para os pequenos. Dotar seu filho dessa fibra é um trabalho diuturno, paciencioso, e necessário. Ele deve crescer forte por dentro, pois se crescer temeroso de uma brisa, como enfrentar uma ventania?
    Então, você pai, deve muni-lo de coragem para os estudos, para não postergar o trabalho de hoje nem acomodar-se na leniência, à espera de ajuda ou favores.
   Deve prepará-lo com bom senso, responsabilidade, e destemor para seguir a vida encarando grandes projetos, sem medo de ser feliz!

>> 

    Conhecimento e Valor Próprio 

    Transmita, sempre, mensagens positivistas para o seu filho. 
   Quando ele não souber uma tarefa, jamais o deixe mentalizar a ideia de inaptidão ou incapacidade. Oriente-o com paciência, ‘numa boa’, como mestre e aluno. Evite repreensões com termos ou gesticulações negativas. Ao contrário. Conte uma piada, descontraia-o, dê-lhe a chance de fazer a tarefa por si mesmo e desenvolver habilidades. Não o sentencie com frases do tipo ‘se vire’, ‘o problema é seu’ e outras do gênero. Afaste tudo que for impeditivo do seu desenvolvimento intelectual. Incentive-o com palavras do tipo ‘você é genial’, ‘Deus o abençoe’.
    Entenda que quanto mais conhecimento você transmitir, mais sabedoria ele irá acumular, e mais preparado estará para enfrentar o imprevisível, solucioná-lo e autodesenvolver-se!

    Inácio Dantas
    (do livro © "Pai, o que dizer para o seu filho?")

   Temas relacionados (União familiar):

   Temas complementares (Relações entre casais):

   Temas afins (Empresariais):

Nenhum comentário:

Postar um comentário