terça-feira, 28 de abril de 2009

Não basta ser pai, tem de participar!

   Dentre tantas tarefas dos pais, na criação dos filhos, há algumas que não podem ter omissão ou descompromisso: educá-los e protegê-los para bem posicioná-los na vida e no círculo social. Quanto mais os pais participam na formação dos filhos, mais êxitos eles colherão no futuro. Portanto, a missão começa agora. Enquanto eles são pequenos e nossas orientações podem ser captadas, assimiladas e postas em prática.

     Criação e proteção

     Para que haja um bom filho deve haver um bom pai: é do bom ouro que se fazem boas joias!
     Ser pai não é ser tão somente o procriador, mas, sobretudo o provedor. Deixar a criança viver privações, de qualquer ordem, é gerar um adulto com cicatrizes profundas.
     Um pai que planta um filho e desaparece, está gerando um ente desconhecido. E o ser que ao mundo vier, um inocente, já vem condenado a enfrentar as intempéries da existência sem seu maior guardião.
     Nada substitui o calor de um colo paterno, ser erguido por mãos firmes ante qualquer tropeço, receber a bronca educativa após fazer uma peraltice.
     Pai que cria e protege o filho, vive unido pelo amor e ungido pelas mãos de Deus. Formam uma dupla imbatível, pronta para enfrentar e vencer as maiores adversidades!

>>

     Cumprimento Social

     Faz parte do inter-relacionamento humano o cumprimento entre as pessoas. É um gesto universal. Uma forma civilizada de aproximação dos povos, de confraternização e amistosidade. E a partir de quando começar a praticá-lo?
     É uma lição de casa que deve começar a ser praticada ainda na infância. Nessa fase o pai dará ao filho as primeiras noções do que dizer e fazer.
    ‘Bom dia’, ‘boa noite’, ‘por favor’, ‘dá licença’, dentre outras, e um dos mais afetivos gestos que é o aperto de mãos.
     São procedimentos simples, corriqueiros, mas que resultam numa interação de grande valia. E como é gratificante ver crianças e jovens cumprimentando adultos e deles recebendo calorosa receptividade!
   Dê essas valiosas aulas para o seu filho. Isso vai burilar sua educação, tornando-o polido, simpático e sempre bem relacionado.
  
     Inácio Dantas
     (do livro ® “Pai, o que dizer para o seu filho?”)

    Temas relacionados (Paciência com os filhos):

Nenhum comentário:

Postar um comentário