Afaste do seu filho a ideia do egoísmo, de pretender as coisas para si sem pensar nos outros. Hoje o sucesso do mundo se resume a uma palavra: compartilhamento. Compartilhar é dividir para multiplicar, é dar e receber, é não ter, tendo. Portanto, desde seus brinquedos no chão da sala, ensine-os a dividir com os amigos e que os amigos façam o mesmo com os brinquedos deles. Ao final todos se divertirão em dobro!
Egoísmo
Dividir e compartilhar, dar para receber, ceder para contemporizar, são, às vezes, exemplos de que ter pouco é ter bastante. E também de que, às vezes, levar eventual desvantagem em algo pode estar intrínseco a paz, a amizade, a longevidade dos dias.
Enfatizar às crianças que o egoísmo é o inverso de tudo isso é tarefa de nós, pais. Ser egoísta é fechar-se em si mesmo, querer possuir um mundo exclusivamente para si quando existe um mundo para todos. E essa atribuição, que é nossa, não deve tardar na vida dos pequenos.
Dos egoístas os amigos se distanciam, desconfiam, passam a agir com indiferença e a amizade fica em risco.
Inversamente, viver com altruísmo, ajudando e partilhando coisas e bens, é viver alheio às crises, cercado de amigos, usufruindo o bem estar.
>>
*Ao pressentir uma discussão, não dar veredicto sem antes saber quem detém a razão.
(do livro ® “Pai, o que dizer para o seu flho?”)
Temas relacionados (União familiar):
Temas complementares (Relações entre casais):
Temas afins (Empresariais):
Nenhum comentário:
Postar um comentário