Administrar os recursos é algo que podemos ensinar nossos filhos desde pequeninos. É nosso papel ensinar-lhes como poupar e gastar racionalmente; fazer reservas para comprar melhor e obter descontos, enfim, de como trocar a economia pela gastança. E com essas lições estar pronto para construir seus mais ousados sonhos!
É fundamental que seu filho cresça sabendo que dinheiro é um bem finito e as coisas para comprar, infinitas. Tirar o melhor proveito desse poder de compra é compatibilizar gasto com quantidade, adquirindo o máximo, despendendo o mínimo.
Ao receber boas noções, quando no futuro ele estiver trabalhando saberá bem administrar seu salário. Terá aprendido que dinheiro é fácil gastar, mas difícil ganhar, e se não prendê-lo firmemente nas mãos ele escapa como areia por entre os dedos...
>>
Futuro
Dar ao filho um futuro alvissareiro deve ser o objetivo de todo pai, pois a maior obra de um pai é construir o futuro de um filho.
Paralelamente, o pai deve entender que o futuro é do filho, e não dele. Deve evitar, assim, impor a realização dos sonhos que teve e não realizou.
Para construir o futuro, o pai deve preparar os alicerces, mas é o filho quem terá que assentar os tijolos. Todas as escolhas que ele fizer, você, pai, opinará, orientará qual a melhor, mas jamais tolherá sua escolha. Deve dar-lhe a liberdade de ser dono do próprio destino.
O futuro de um filho jamais deve ser resultado do acaso ou da sorte. O pai deve colocá-lo na vanguarda dos estudos, pesquisa, tecnologia de ponta. Esta será a base que você preparará para ele erguer paredes sólidas e, facilmente, edificar o magnífico castelo das conquistas!
(do livro ® “Pai, o que dizer para o seu filho?”)
Temas relacionados (Pai-amigo):
Temas complementares (“Apagando Incêndio”...):
Temas afins (Sonetos):
Nenhum comentário:
Postar um comentário