segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Dinheiro e Futuro: Filhos prontos para o sucesso.



    Administrar os recursos é algo que podemos ensinar nossos filhos desde pequeninos. É nosso papel ensinar-lhes como poupar e gastar racionalmente; fazer reservas para comprar melhor e obter descontos, enfim,  de como trocar a economia pela gastança. E com essas lições estar pronto para construir seus mais ousados sonhos!


    Finanças


  A partir do instante que você começa a dar ‘mesada’ para o seu filho, ou do instante que ele começa a ter contato com o dinheiro, é imprescindível falar sobre a importância do papel-moeda. Seja o gerente do seu filho, visto que ter dinheiro e descontrole para gastar é um risco iminente. Ensine-o, pois, a gastar racionalmente, e principalmente a poupar.
   É fundamental que seu filho cresça sabendo que dinheiro é um bem finito e as coisas para comprar, infinitas. Tirar o melhor proveito desse poder de compra é compatibilizar gasto com quantidade, adquirindo o máximo, despendendo o mínimo.
   Ao receber boas noções, quando no futuro ele estiver trabalhando saberá bem administrar seu salário. Terá aprendido que dinheiro é fácil gastar, mas difícil ganhar, e se não prendê-lo firmemente nas mãos ele escapa como areia por entre os dedos...

>>

     Futuro

  Dar ao filho um futuro alvissareiro deve ser o objetivo de todo pai, pois a maior obra de um pai é construir o futuro de um filho.
   Paralelamente, o pai deve entender que o futuro é do filho, e não dele. Deve evitar, assim, impor a realização dos sonhos que teve e não realizou.
    Para construir o futuro, o pai deve preparar os alicerces, mas é o filho quem terá que assentar os tijolos.   Todas as escolhas que ele fizer, você, pai, opinará, orientará qual a melhor, mas jamais tolherá sua escolha.   Deve dar-lhe a liberdade de ser dono do próprio destino.
    O futuro de um filho jamais deve ser resultado do acaso ou da sorte. O pai deve colocá-lo na vanguarda dos estudos, pesquisa, tecnologia de ponta. Esta será a base que você preparará para ele erguer paredes sólidas e, facilmente, edificar o magnífico castelo das conquistas!

   Inácio Dantas

   Temas relacionados (Pai-amigo):

   Temas complementares (“Apagando Incêndio”...):

   Temas afins (Sonetos):

Nenhum comentário:

Postar um comentário