Pessoas soberbas, que se consideram maiores e melhores que as outras, geralmente têm uma luz com brilho efêmero. Assim que se percebe seu caráter, há uma tendência ao distanciamento, e de repente o silêncio dos amigos e a solidão. E, a bem da verdade, vivemos a era do companheirismo, onde colaboramos para recebermos colaboração, onde dividimos para multiplicar. Por isso, passar lições de simplicidade e humildade para os nossos filhos é, ao longo da vida, eles viverem cercados de amigos e "curtindo" o auge da felicidade.
1.Humildade
Não vangloriar-se de um merecimento ou dote pessoal; não jactar-se como ‘nobre’ para sobrelevar-se sobre os demais; não contender com outras forças para mostrar poderio, são formas incontestes de mostrar ao mundo o exemplo da humildade.
A humildade, de um pai, irradia humildade ao filho. Este, como um discípulo, aprende as qualidades do pai e as retêm para si. E esse aprendizado passará a refletir, também, no seu estado de espírito, no seu jeito de ser e agir.
O humilde é visto com grandeza, reverência, e recebe o calor do afeto e a riqueza da consideração.
Ter humildade é ter excelência moral. É por fora parecer frágil, mas por dentro ser fortaleza. É ter o coração puro, lapidado pela simplicidade e polido pela modéstia!
“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo” Filip.2:3
>>
2.Idoneidade
Ser idôneo é ser notabilizado, é ter uma qualidade, uma dignificação no conceito público. É ser referendado como bom caráter, ancorado pela boa prática dos deveres, hábitos e costumes.
Quem é idôneo desfruta de amizades e companheirismo singular. Tem crédito perante a sociedade e é bem recebido onde quer que vá. Por isso é vital que a cabeça dos nossos filhos esteja infundida desse nobre metal que, como o ouro, brilha e tem valor inestimável.
Juízo reto, inflexibilidade para o que é certo, justo, verdadeiro, são disciplinas que devem ser, pelos pais, ministradas aos filhos, desde pequeninos.
Os filhos, lições aprendidas, devem passar pela adolescência e atingir a fase adulta sem nenhum arranhão nas suas obras ou conduta.
Na fase adulta, vão caminhar despreocupados e olhar a todos de cabeça erguida, pois adquiriram uma aura luminosa, perfeita, admirável!
Inácio Dantas
(do livro ® “Pai, o que dizer para o seu filho?”)
Temas relacionados (Egoísmo...):
Temas complementares (Crescto. dos filhos):
Temas afins (Reflexões Bíblicas):
Nenhum comentário:
Postar um comentário