terça-feira, 14 de setembro de 2010

Orientações ao filho: sonhos sem iniciativa tornam-se meras ilusões...


     Direcione o caminho a seguir do seu filho. Um bom edifício se constrói com alicerces fortes. Alicerce o presente do seu filho para que o seu futuro seja sólido e abençoado. Faça-o ter iniciativa própria, buscar as coisas que quer com a força dos seus braços e com ideias próprias. Com certeza você terá um filho preparado para, na vida e no trabalho, enfrentar e vencer qualquer vicissitude.

     Iniciativa

     Força de vontade, diligência, antecipar-se aos outros para realizar tarefas, são exemplos de iniciativa.
    Quem tem iniciativa está um passo à frente dos demais. Ativo, e altivo, não tem dificuldades para obter trabalho, pois sua mão de obra é sempre requisitada. É o tipo de profissional que as empresas demandam e ao qual ofertam os melhores salários.
     Mas, pergunta-se, o profissional de iniciativa já ‘nasce feito’? Ou ele é moldado no decorrer da vida?
    Pode ser uma ou outra, ou até a união de ambas as coisas. Porém, a verdade é que ele é moldado durante seu processo de crescimento. Com a presença inspiradora do pai, o ímpeto da iniciativa desperta e o filho torna-se um exponencial.
   ‘Injeção’ de incentivo, cobranças racionais, incansável ensinamento. Eis como formar um grande artista tendo por maestro o pai!

>> 

     Ilusão

     Viver na ilusão é viver em eterna imaginação, num sonho longo, interminável.
     Iludir-se é enganar os próprios sentidos e navegar solitário entre névoas de falsas sensações; é imaginar sempre o melhor para si, porém, pouco ou nada fazer para alcançar. E o mundo atual está assim, repleto de iludidos...
     Pessoas que fazem da ilusão seu modo de vida vivem em paralelo com o mundo real. São iguais nefelíbatas: cabeça nas nuvens, pés distantes do chão.
     Todos podem ter suas ilusões, mas devem ter gana para realizá-las, afim de que não se transformem em devaneios perpétuos.
     Nós, pais, devemos ser o porto para os filhos fincarem âncora e realizarem seus sonhos. Ilusões sem realizações são como a bela rosa-dos-ventos que, indefinidamente, gira em si mesma e nunca sai do lugar!

     Inácio Dantas

    Temas relacionados (Destacar-se na sociedade):

    Temas complementares (Boas ações do filho):

    Temas afins (Poesias e Sonetos):

Nenhum comentário:

Postar um comentário