terça-feira, 21 de setembro de 2010

Filho amado. Pai, mãe, filho: amizade, companheirismo, felicidade!

      1.Instruções importantes ao seu filho

   *Não crie-o despreparado nesse mundo de lobos. Além dos ensinamentos livrescos, escole-o nos ensinamentos da vida. Muna-o de experiência para enfrentar, e vencer, qualquer artífice do mal.

     *Sabe os castigos que o seu pai lhe dava e você abominava? Cuidado para não repeti-los com o seu filho, para que não suceda, amanhã, ele os repetir com o filho dele...

     *Ensine-o a não mentir. Viver de mentiras é construir a reputação sobre alicerces de areia. A qualquer momento desmorona sob uma pequena onda, vinda do grande oceano da verdade!

     *Afaste-o das colheitas do malfazer. Se da benignidade colhe-se o bem, o que se colhe no pomar dos pecadores, o que é, senão o fruto do pecado?

>>

     2.Intimidade

    Em vários momentos seu filho desejará ficar a sós consigo mesmo. Não estranhe. Serão momentos de breve reclusão para uma autoanálise, talvez até para fazer uma faxina íntima. Deixe-o à vontade. Será uma oportunidade para ele ‘acertar contas’ com a sua consciência. Há certas coisas na cabeça de um jovem que nós, pais, também já as vivemos. Estudo, trabalho, amor... Procure entendê-lo para formar um juízo de valor e opinar de forma abalizada.
     Pacientemente, pergunte o que ele tem, se aconteceu algo. Se ele quiser desabafar, ofereça seu colo amigo. Seja um ponto de apoio para ele extravasar os mais delicados sentimentos. Se oportuno for, aconselhe-o e minimize suas angústias. Se ele chegar às lágrimas, afague-o e deixe-o chorar, posto que lágrimas derramadas são como a chuva – limpa o espaço e faz reverdecer a vida!

>>

     3.Inveja
     
    Abstenha da formação do seu filho a torpe idéia da inveja. Não será usando esse recurso que ele, ou quem quer que seja, conseguirá moldar seus ideais e edificar um futuro melhor.
     Nos objetivos de vida de qualquer pessoa devem estar excluídos tudo que possa ter conotação com o ‘desejo do que é alheio’. Crescer sem ter essa lição aprendida é crescer e ser desaprovado na escola da vida.
     Cada qual deve lutar para conquistar, com o próprio suor, os bens necessários à sua subsistência. E para essa luta, o trabalho, Deus dotou os homens de corpo e cérebro, para todos lutarem em condições de igualdade. E a inveja, que nada constrói, é uma conduta que deve ser alijada do pensamento.
   Devemos dar bons exemplos aos nossos filhos. E abstê-los da inveja é dar-lhes um caráter firme, disposição e coragem para obter conquistas próprias!

     Inácio Dantas
     (do livro ® “Pai, o que dizer para o seu filho?” )

     Temas relacionados (Boa índole, gratidão):

     Temas complementares (Iniciativa aos filhos):

     Temas afins (Sonetos):

Nenhum comentário:

Postar um comentário