Os filhos aprendem com os pais, desde coisas erradas a coisas certas, coisas reprováveis e louváveis... Por isso, nós pais, devemos ser um celeiro de bons ensinamentos. Devemos lhes passar lições de justeza, retidão, honestidade, dignidade. Lições de boa índole, gratidão, pois é honorável ver um filho que , tanto para os pais quanto para os estranhos, tem sempre nos lábios a palavra "obrigado"!
Boa Índole
Toda pessoa rotulada de má índole vive no submundo, à margem das leis. As pessoas afastam-se, os olhares desviam-se e os amigos rareiam, porque aquele que o segue e apraz-se dos seus métodos, mesmo que seja bom, também de má índole será rotulado.
E qual é o pai, cioso do filho amado, vai aceitar que ele abdique de um bom lar para seguir um errante?
É impreterível que todo pai conheça aqueles com quem anda seu filho. Se estiver entre sábios, sábio poderá se tornar; mas se estiver entre malévolos arrisca-se a se tornar um deles.
Construir boa índole é um processo longo, talvez de uma vida inteira. Destruí-lo é rápido, basta abandonar as boas doutrinas e apegar-se ao que é errado. Essas duas opções devem estar bem definidas na mente dos nossos filhos. E cabe a nós, pais, a responsabilidade de ‘abrir’ a cabeça deles e inserir, unicamente, a opção dos bons fundamentos!
>>
Ingratidão
Quantas horas de vida perde um pai, descorçoado com o filho ingrato?
Um pai, dia após dia, dá-se com amor e afeto bem educando o filho, o qual, ao ficar adolescente, desdenha esse amor e torna-se ingrato. Tudo que foi investido ao longo da sua formação é esquecido, e ele troca os valores mais comezinhos da afetividade pela ingratidão. Enxerga somente que o pai é um ser que existe para servir seus interesses próprios...
Diante disso, como agir?
Deve-se fazê-lo compreender que gratidão é uma moeda produzida no coração para se pagar o bem recebido. E que ninguém que é ingrato alcança as benesses da terra, as quais Deus premia àqueles que bendizem o favor recebido.
Por fim, faça-o compreender que as rodas do universo giram em direção à felicidade, tendo por impulso a força da gratidão!
Inácio Dantas
(do livro ® “Pai, o que dizer para o seu filho?”)
Temas relacionados (Honestidade):
http://paefilho.blogspot.com/2009/10/honestidade-honra-seu-filho-sob-pronto.html
Temas complementares (Boas relações entre casais):
Temas complementares (Boas relações entre casais):
Temas afins (Brigas):
Nenhum comentário:
Postar um comentário