É certo uma criança, ao cometer um erro, colocar a culpa em outra? Esse comportamento, se não corrigido ainda na infância, fatalmente se repetirá depois de adulto. E aí os problemas, sejam no lar, entre os amigos e no trabalho, aparecerão e ela não saberá administrar. Corrigir o crescimento de uma árvore, ainda pequena, a fará reta e frondosa quando adulta. E a boa correção humana se começa cedo, através dos ensinamentos da honestidade e da formação da honra.
Honestidade
Conquistar riquezas agindo de forma desonesta é tê-las sob suspeição, além de ser mal visto pela sociedade.
Ontem, hoje e amanhã, dá-se à virtude da honestidade o peso em ouro. Privilegia-se mais o honesto, às vezes com pouco estudo, do que o sábio desonesto. E é esse valor moral que vai se transformar num requisito disputado pelo mundo dos negócios. A honestidade constitui-se no item mais valioso de qualquer curriculum vitae.
Agora vem a nossa parte como pai: ‘plantar’ essa riqueza na formação dos filhos.
Desde os primeiros atos da criança, que ainda não tem noção de posse das coisas, devemos orientá-la que o que é dos outros não se deve ter, e que se pe-diu emprestado deve devolver ao dono.
E assim, limitando-se a ter exclusivamente o que é lícito, é que alguém será bem visto e terá legitimado os bens e direitos que possuir!
>>
Honra
Infeliz do homem puro que banha-se nas águas do erro e mancha sua honradez. Este enxovalha-se de pecados e depois, para purificar-se novamente, talvez gaste toda uma vida.
A honra deve ser alva e cristalina como a gota de orvalho, pois ambas são dádivas do céu. Contudo, na busca do ‘fácil’ alguns se aventuram por caminhos heterodoxos, pondo-se a perder. E o homem que perde a honra é como um homem sem pátria; tem que viver fugindo, sem porto nem paragem. E isso nenhum pai deve querer para o filho!
Foque esse tema com ele, com ênfase. É na juventude que muitos se desviam e depois têm dificuldade para voltar. Dê exemplos de pessoas desonradas, isso pode sensibilizá-lo. O homem sem honra sofre o descrédito, o isolamento. Insista de forma que ele decore essa lição e passe a executá-la, porque a honra está entre os maiores ideários humanos!
Inácio Dantas
(do livro ® “Pai, o que dizer para o seu filho?”)
Temas relacionados (União pais e filhos):
Temas complementares (Casais):
Temas afins (Bom relacto. Social):
Nenhum comentário:
Postar um comentário