sábado, 2 de abril de 2011

Criança honesta: seu filho pronto para abraçar o mundo!


     É certo uma criança, ao cometer um erro, colocar a culpa em outra? Esse comportamento, se não corrigido ainda na infância, fatalmente se repetirá depois de adulto. E aí os problemas, sejam no lar, entre os amigos e no trabalho, aparecerão e ela não saberá administrar. Corrigir o crescimento de uma árvore, ainda pequena, a fará reta e frondosa quando adulta. E a boa correção humana se começa cedo, através dos ensinamentos da honestidade e da formação da honra.

     Honestidade

   Conquistar riquezas agindo de forma desonesta é tê-las sob suspeição, além de ser mal visto pela sociedade.
    Ontem, hoje e amanhã, dá-se à virtude da honestidade o peso em ouro. Privilegia-se mais o honesto, às vezes com pouco estudo, do que o sábio desonesto. E é esse valor moral que vai se transformar num requisito disputado pelo mundo dos negócios. A honestidade constitui-se no item mais valioso de qualquer curriculum vitae.
     Agora vem a nossa parte como pai: ‘plantar’ essa riqueza na formação dos filhos.
    Desde os primeiros atos da criança, que ainda não tem noção de posse das coisas, devemos orientá-la que o que é dos outros não se deve ter, e que se pe-diu emprestado deve devolver ao dono.
     E assim, limitando-se a ter exclusivamente o que é lícito, é que alguém será bem visto e terá legitimado os bens e direitos que possuir!

>> 

    Honra

   Infeliz do homem puro que banha-se nas águas do erro e mancha sua honradez. Este enxovalha-se de pecados e depois, para purificar-se novamente, talvez gaste toda uma vida.
   A honra deve ser alva e cristalina como a gota de orvalho, pois ambas são dádivas do céu. Contudo, na busca do ‘fácil’ alguns se aventuram por caminhos heterodoxos, pondo-se a perder. E o homem que perde a honra é como um homem sem pátria; tem que viver fugindo, sem porto nem paragem. E isso nenhum pai deve querer para o filho!
   Foque esse tema com ele, com ênfase. É na juventude que muitos se desviam e depois têm dificuldade para voltar. Dê exemplos de pessoas desonradas, isso pode sensibilizá-lo. O homem sem honra sofre o descrédito, o isolamento. Insista de forma que ele decore essa lição e passe a executá-la, porque a honra está entre os maiores ideários humanos!

   Inácio Dantas

   Temas relacionados (União pais e filhos):

   Temas complementares (Casais):

   Temas afins (Bom relacto. Social):
http://inaciodantas.blogspot.com/2010/09/11-dicas-para-um-melhor-inter.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário