quarta-feira, 7 de março de 2012

Lamentações: incentive seu filho a reagir, sorrir e “dar a volta por cima”.


      
     Falhas e insucessos nas atividades e nos negócios fazem parte da vida de todos nós. Não há quem vença sempre, nem quem seja sempre derrotado. Quando ocorre uma frustração por algo não realizado, as lamentações, pranto, pesares, queixas, etc não devem povoar a mente, pois irradiam cargas de energias negativas para todo o corpo. E isso se aplica a você, pai e mãe, e também ao seu filho. Exemplos de superação, isto sim, devem ser transmitidos para os filhos afim de que eles tenham um pedestal firme para ancorar-se e projetar-se para novos desafios, na busca de novas e grandes conquistas!

       Pai, mãe:

   Viver de lamentações é viver reavivando as mágoas, relembrando insucessos, sofrendo em dobro. Ninguém dá crédito para o lamento alheio. Etapas passadas, que não foram realizadas, devem ser jogadas na lixeira do esquecimento. Novos desafios são lançados a todo momento. E, junto, novas chances são abertas para novas tentativas.
     Então, apague as lamentações, não as deixe como exemplo para o seu filho. Ele não deve levar esse estigma adiante.
     Sejam queixas, lástimas, clamores, devem estar excluídos da língua dos pais – e por conseguinte dos filhos.
     É papel dos pais incentivar os filhos para trocar o lamento por ações de impacto, seja qual for a idade deles. Estes devem erguer-se, mirar em frente e empreender esforço próprio para recuperar o perdido ou reparar o erro.  
     Lamentar o que se foi é como pregar no deserto: a voz não tem eco. É ainda como uma nuvem no céu: passou, seguiu seu destino e jamais retornará!

     Inácio Dantas
     Do livro “Pai, o que dizer para o seu filho?

    Temas adicionais (Prazer de ser pai e mãe):

    Temas complementares (Dez mandamentos para os filhos):

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog,se todos,ao invés de ficarem em blogs de humor e variedades,se dedicassem e colocassem em prática ensinamentos semelhantes aos seus o mundo seria diferente,adotarei várias posturas e ensinamentos desse blog,obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Freeman, boa tarde.

    Grato pelo comentário amigo. Melhorar para nós mesmos e para o mundo é uma forma de vivermos e nos inter-relacionarmos com alegria e felicidade. Através das palavras busco passar essa filosofia. Abraço e muitas felicidades.

    ResponderExcluir
  3. Amei visitar os blogs da sua autoria, conhecer melhor os textos, os livros, as mensagens ricas, as quais já conhecia algumas, mas não sabia que era da sua autoria. Gostei te ficar por aqui e vou voltar mais vezes. Muito interessante a conduta do Blog, e se me permite, estarei adotando alguns dos belos textos com os seus créditos, no meu cantinho, que também tem essa postura de ensinar e levar esperança através de mensagens que ensinam, viver melhor! Beijos!
    Me visita será sempre bem vindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marilú,

      Grato pela visita e pelas palavras carinhosas. Pode publicar no seu blog os textos e mensagens que quiser. Eu que agradeço. Tenha um ótimo dia. Bjs

      Excluir