sábado, 30 de abril de 2016

Homenagem ao Dia das mães.



Homenagem ao  Dia das mães.
Mãe, como transformar em fortaleza as emoções dos filhos?

As emoções nos abre o sorriso, nos leva às lágrimas... Há que ter-se um freio, pois quando o galope das emoções é mais forte que o da razão, a queda pode ser fatal...

Emotividade de mãe, e por essência da própria mulher, revela-se ante situações que mexem com seus sentimentos, balançam seu coração e põem sua alma em elevação. Aí vemos a extensão da sua fé, a voz embargada, torrentes de lágrimas copiosas... Emoção de mãe é límpida, transparente. É possível ver o que ela sente por dentro, pois não consegue camuflar reações emotivas. Mistificar? Impossível: tudo nela é sincero e verdadeiro.
Mas, como ensinar o filho a ser ´durão´, tendo em vista as durezas do mundo? São aulas valiosas ensinar a ocultar e reter alegrias, tristezas, amor, raiva, dor... Por certo elas se esforçam nessa tarefa, pois assim também se tornam mais fortes, manipulando e não sendo manipuladas. Porém, isso também depende dos alunos, afinal emoção não tem fórmulas nem é matéria ´decoreba´, embora algumas técnicas possam ser aplicadas.
Emoções são subjetivas, abstratas, um estado moral que envolve modificações íntimas, bem como repercussões mentais de excitação. Pode-se aprender na teoria como ´segurar a onda´, mas na prática pode correr um ´rio caudaloso de água sentimental´.
É difícil o ser humano controlar certas emoções. O coração sente o que os olhos veem. Entretanto, aos olhos mais escolados, cuja estrutura física passou pelo processo de aprendizagem materno, é possível transpor a ponte e, do outro lado do sentimento olhar para trás e ver que certos fatos e imagens foram sabiamente contornados e superados.
Fortalecer o lado frágil do sentimento dos filhos é torná-los mais preparados para os embates da vida, pois o mundo lá fora, cheio de obstáculos, necessita de emoções recrudescidas, braços e mente fortes para vencê-los.
Prof. Inácio Dantas
Do livro (ebook) “Mãe, mulher: lições de vida para toda a vida”
www.amazon.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário