sábado, 6 de agosto de 2016

Pai, honra e idoneidade são dois atributos para seu filho alcançar o sucesso!


Pai, honra e idoneidade são dois atributos para seu filho alcançar o sucesso!
1.Honra
 Honra é consideração às virtudes, à boa qualidade humana. O homem honrado ilustra a classe social, distingue e notabiliza o meio a que pertence. Destaca-se entre membros destacados, põe-se degraus acima no patamar da referência pública.
Em contraponto, infeliz daquele que banha-se nas águas do erro e mancha a sua honradez. Este, em desonra, enxovalha-se de máculas e depois, para purificar-se novamente, talvez gaste toda uma vida.
A honra deve ser alva e cristalina como gota de orvalho, pois ambas são dádivas do céu. Contudo, na busca do ´barato´, fácil e rápido’ alguns se aventuram por caminhos heterodoxos, pondo-se a perder. E o homem que perde a honra é como um homem sem pátria, vive a fugir, sem porto nem paragem. E isso nenhum pai há de querer para o filho.
É na juventude que muitos se desviam e depois têm dificuldade para voltar. Dê exemplos de pessoas desonradas, isso vai sensibilizá-lo. O homem sem honra sofre o descrédito, o isolamento. Incentive-o a juntar esse bem que não é cobiçado nem disputado: a honra. Insista de forma que seu filho decore essa lição e passe a cultuá-la; ele deve saber o que é, os lucros por ganhá-la, os prejuízos por perdê-la.
Ao olhar-se uma nuvem sabe-se se ela tem chuva; ao olhar-se uma árvore sabe-se se ela dará boas tábuas; ao olhar-se uma criança sabe-se se dará um bom cidadão. Então, pai, preocupe-se com esse tema, a honra do seu filho. Enfaticamente.
>> 
2.Idoneidade:
Ter idoneidade é ser notabilizado, é ter uma qualidade de destaque, uma dignificação no conceito público. É ser referendado como bom caráter, ancorado pela boa prática dos direitos, deveres, hábitos e costumes.
 Quem é idôneo desfruta de amizades e companheirismo irrestrito. Seu cadastro é impoluto, “ficha limpa”. Tem crédito perante a sociedade e é bem recebido onde quer que vá. Por isso é vital que a cabeça dos pais, e das crianças, esteja infundida desse nobre minério que, como o diamante, brilha e tem valor inestimável.
Juízo reto, inflexibilidade para o que é certo, justo, verdadeiro, são disciplinas que devem ser, pelos pais, ministradas aos filhos, desde pequeninos. Na universidade da vida, o pai é o professor, o filho o aluno e a idoneidade o diploma superior. Os filhos, lições aprendidas, avançam à fase adulta sem nenhum arranhão nas suas obras e têm polidíssimo o verniz da conduta.
 Na fase profissional, sempre com a supervisão paterna, os filhos vão caminhar despreocupados e olhar a todos de cabeça erguida, pois fizeram da idoneidade uma aura luminosa e admirável!
Prof. Inácio Dantas

(do livro ebook “Ensinamentos de Pai para Filho” – www.amazon.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário