domingo, 28 de abril de 2019

Dia das mães chegando... Que valores você aprendeu com sua mãe?


Dia das mães chegando... Que valores você aprendeu com sua mãe?

1.Ciências da Vida
Quanto mais aprendemos sobre a vida, tanto mais a vida nos ensina. Viver é uma ciência!
Quando você se fez estrela ela era o céu e a luz que o fez brilhar veio do sol do seu ventre. Mãe estava a postos “morrendo” para nos dar a vida, sofrendo para gargalharmos dividindo o mesmo leito, entre os seus braços sugando a seiva vital dos seus seios.
O que nós, filhos, não sabemos é que as mães sabem mais de nós do que nós mesmos. Ela acumulou a ciência da vida, bem antes de aqui chegarmos. Então, querer ensinar quem nos ensina e educar quem nos educa é como querer nadar contra as ondas num mar imenso. Logo, há que ouvir, ver e aprender. E ela tem muito a ensinar, a custo zero, a todo momento do dia e da noite, incansavelmente, sintonizada em você para captar se entendeu e aprendeu. Tome para si essa ciência da vida que sua mãe possui. É algo único, valioso, que se deixar passar nunca mais, e de mais ninguém a terá.
Contudo, se o tempo passou, respeite essa senhora que hoje pode estar de cabelos brancos, rugas, voz reticente e passos trôpegos.
Ela ora por você, quer o seu bem e que sua vida seja feita de lauréis, saúde e felicidade. Não erga a voz, não a maltrate, não seja indiferente e releve uma ou outra falha. Lembre-se, ela tem a ciência da vida, é uma bíblia de ensinamentos com páginas abertas nos Salmos das veredas iluminadas, para você ler a todo momento e caminhar tranquilo, rumo a um futuro glorioso e de paz!

2.Caráter
O caráter é qual uma roupa existencial. Quem não o tiver vive nu.
Criar um filho sob a égide de um caráter digno e honrado é o desejo de cem em cada cem mães. Para tanto, rompem as barreiras do impossível e não medem esforços para dar-lhe esse cabedal, cédula de identidade vistosa e de aceitação universal.
Ninguém chega à pós-graduação da vida com um caráter enxovalhado. Pessoas, empresas e governos não fiam as ações de quem não faz reluzir o verniz dourado da honradez, da boa conduta, da boa cidadania. Estes ficam pelo caminho, estagnados, quando não experimentam a marcha-ré nos seus projetos, objetivos e sonhos.
Mãe, qual fiel escudeira, zela para nós, filhos, construindo-nos um edifício moral sólido, erguido com a argamassa do bom proceder, tijolos de dignidade e respeito, e revestido com as tintas multicores da boa conduta. Um edifício assim, caráter polido, vê e é visto de longe, por todos, sendo exemplo e referencial positivo.
Qual a mãe nesse mundo que quer um filho mau caráter?
Lições para desensinar e deseducar não fazem parte da sua enciclopédia. Mãe alguma passa lições para seus infantes que visem o malversar ou mal versejar. Suas lições, ao contrário, contêm os capítulos e versículos do evangelho da educação, da retidão, dos bons modos e bons costumes, da constituição do decoro e da decência humana.
Mães, todas elas, ministram lições de vida para enobrecer e dignificar o caráter dos seus filhos!
Inácio Dantas
Do livro “Mulher, mãe: Lições de vida para toda a vida”
Adquira aqui: www.agbooks.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário