sexta-feira, 1 de abril de 2011

Deveres, obrigações, determinação: lições aos filhos para edificar a vida pessoal


  Permitir o comodismo, a desorganização? Isso não é bom para o filho, pois torna-o indolente e dependente. Ao contrário, devemos torná-lo participativo, independente, tanto nas tarefas do lar como nas tarefas individuais. Essa é uma forma leve e saudável de prepará-lo para os desafios que breve terá pela frente...

    Deveres e Obrigações

     Tão logo a criança cresce e desenvolve o dom do entendimento, é hora de ter sua atenção focada para o convívio em sociedade. Para isso, de forma didática, o pai pouco a pouco a fará assumir responsabilidades, colocando entre os seus deveres e obrigações:

     -Respeito aos pais, familiares, e aos mais velhos
     -Ir à escola e estudar
     -Limpeza e asseio íntimo
     -Organizar suas coisas pessoais
     -Fazer suas tarefas no lar, etc.

     Os deveres são uma forma de criar uma base saudável na criança e prepará-la para os enfrentamentos da vida. Assim, ao crescer, tornar-se-á responsável e aperfeiçoará sua autoindependência. E aprenderá, que num sentido inverso aos deveres e obrigações, tem uma plêiade de direitos, e que respeitar o direito dos outros é um ‘canal aberto’ para ter os seus direitos respeitados.
  
>> 

     Determinação
      
     Estar determinado é a energia que impulsiona a fábrica dos sonhos rumo aos grandes êxitos. Se você ao longo da vida não obteve êxito em algum sonho, talvez não o tenha bem impulsionado com a sua determinação. E se obteve, é uma razão a mais para direcionar essa energia construtiva aos sonhos do seu filho.
     Estimule-o a persistir, não retornar nem tentar contornar dificuldades; seguir confiante, retirando as pedras e aclarando o caminho, não permitindo que o desânimo o desvie da trajetória. Quando a determinação está presente, o impossível é apenas difícil, e o difícil torna-se fácil. Com o ânimo aceso, trabalho, e acreditando que é possível, o troféu será uma questão de tempo.
     Desde o banco escolar, acenda nas lições do seu filho a luz da determinação, e certamente no futuro terá um homem iluminado pelo sucesso!
  
     Inácio Dantas
    (do livro ® “Pai, o que dizer para o seu filho?”)

    Temas relacionados (Dinheiro, futuro...):
http://paefilho.blogspot.com/2009/08/filho-pronto-para-o-futuro-alicercado.html

    Temas complementares (Justeza, lamentações...):

2 comentários: