domingo, 29 de maio de 2011

Julgamento, justiça: nobres conceitos a serem passados aos nossos filhos.




      É correto alguém fazer justiça com as próprias mãos, quando há lei constituída para fazê-la? Quem assim procede muitas vezes abdica do prévio julgamento, justo e leal, para fazê-lo levado pelas emoções e irascibilidade. Essa forma de agir é perigosa e um péssimo exemplo para as crianças. Elas veem os adultos como “justiceiros”, esquecendo-se que há a lei dos homens e a lei de Deus para julgar com justeza, imparcialidade, equilíbrio, e de acordo com as constituições humanas. O que devemos passar aos nossos filhos? Que a lei é a única forma justa e correta de resolver desavenças e litígios, pois tudo que é resolvido sob os preceitos legais evitam o acometimento de erros e injustiças.

>> 

     Julgamento

     Aquele que julga sem provas, não tarda e será julgado pelo Julgador. Assim está escrito!
   A história deixou gravada com tinta de sangue a epopéia daqueles que julgaram – e condenaram – inocentes. As provas, e o direito, foram alterados e convertidos em interesses escusos.
    Não se deve julgar sem provas. Esse é um fundamento universal que deve estar ativo na mente do homem!
   Quanto aos filhos, devem começar tão logo se predisponham a julgar sem estarem munidos de provas cabais. Será nesse ato que você, pai, intercederá, orientando-os como agir. Ressalte que o direito que usarem para julgar, os outros usarão para julgá-los.
    Ao crescer com essa base consolidada, eles saberão que julgamentos errados podem mudar o destino das pessoas – e até do próprio mundo!

>> 

      Justiça

     O foro da justiça é, antes de tudo, a nossa consciência. Conscientizarmo-nos, e agirmos, usando com equidade a balança da justiça, é sermos justos com os outros para que sejam conosco, e, principalmente, estarmos protegidos por Deus.
     A prática da justiça é matéria que se aprende na escola e complementa-se no lar. Assim, pai que age com justiça forma um filho justo; e, contrariamente, pai que age com injustiça corre o risco do filho se espelhar nele e também agir injustamente.
     A luz da justiça deve propagar-se por todo o universo da criança e iluminar seu crescimento e formação. Será justa, sempre, desde coisas pequenas até coisas imensuráveis.
     Fazer o que é justo pode, eventualmente, dar trabalho e ser dispendioso. Mas, é certeza de consciência limpa, alma liberta e dias tranqüilos.

     Inácio Dantas
     Trecho do livro © “Pai, o que dizer para o seu filho?

     Temas relacionados (Paz, felicidade familiar):

     Temas complementares (Egoísmos...):

    Temas afins (Casais-inter-relacto):

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Conselhos de pais? Orientações? Doze "dicas" importantes (IV)




1-Não ouça pessoas negativas, que reclamam da vida, que trazem a voz do desânimo. Você tem um compromisso com a felicidade, com o sucesso. Ouça pessoas positivistas, que trazem palavras de elevação, de incentivo e são exemplos de luta e vitória.

2-Abra a mão do bel-prazer e construa o mínimo para si e sua família. Não deixe o tempo passar em ‘brancas nuvens’. Quem não se preocupa em edificar na sua juventude, que construções terá ao envelhecer?

3-Não alce a mão para o fruto alheio e não dê o passo fora do seu espaço. Uma nação onde os cidadãos se respeitam é uma nação forte, próspera e feliz.

4-Evite vangloriar-se de ter isso ou saber aquilo; refute a soberba. O mundo vê com olhos de reprovação aqueles que se autovalorizam.

5-Num momento de descontrole faça uma pausa, inspire fundo e reflita, para não dizer coisas que não gostaria que lhe dissessem.

6-Se você está apto, devidamente preparado para uma prova ou competição, não entre temeroso, com receio de falhar. Entre disposto, firme, confiante, ou o seu maior adversário será você mesmo.

7-Persevere em busca da vitória, você é capaz. A maior glória de um homem é vencer usando sua própria capacidade.

8-Se você for chamado para mediar uma discussão, não seja partidário desse ou daquele antes de ouvir ambas as partes. Conheça os motivos de cada qual e decida-se, privilegiando sempre quem realmente estiver com a razão.

9-De súditos a majestades, de cidadãos a presidentes, todos aqueles que se julgarem invencíveis vão tombar como qualquer mortal.

10-Se você quer as coisas justas e corretas, dê o exemplo. Aja com justeza e correção. Mostre que o que você deseja para os outros é o que pretende para si.

11-No lar, no ambiente de trabalho, nas ruas, use sempre as palavras ‘por favor’, ‘dá licença’, ‘obrigado’. Não as economize nem se envergonhe de usá-las. Seja educado. Educação é igual uma moeda: com o mesmo valor que você paga você recebe.

12-Ao vivenciar um momento de escuridão, de dificuldades, faça uma oração. Não se esqueça de quem não se esquece de você: Deus. Ele é um manancial de luz, fonte de inspiração. Seus pensamentos vão clarear e suas idéias serão pródigas de soluções.

    Inácio Dantas

    Temas relacionados:

    Temas complementares (relacionamento conjugal):

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Filho, um presente divino!




     Amigos,
  Ultimamente a mídia tem dado um destaque imenso para bebês “abandonados” pelas mães. Em várias cidades brasileiras presenciamos cenas chocantes de mães jogando seus filhos recém-nascidos em lixeiras, à própria sorte. Alguns desses bebês, resgatados em tempo, felizmente foram salvos. Em contraponto, quantos casais tentam ter filhos e não conseguem, e outros, que buscam a adoção, são barrados pelo excesso de leis.
    Essa abordagem é para nos conscientizarmos do que representa um filho. E, sem dúvida, para os casais que se amam ele é um presente dos céus!

    Filho, mais que uma obra humana, um presente divino.
   Uma vida feliz e grandiosa tem segredos que devemos passar aos nossos filhos para, conosco, eles engrandecerem e serem felizes também. Cabe ao pai abrir-lhes os portais da vida com amor, dedicação, e, sobretudo com o punho firme.
   De que vale um pai ter dotes de sabedoria e um filho tolo? E haverá melhor escola para um filho do que o ensinamento de um pai?
     Pegue na mão do seu filho, ensine-o a subir os degraus da vida e a transpor os difíceis atalhos que hão de vir.
    Acompanhe-o quando em caminhos estranhos. Diga-lhe a palavra certa se ele errar. Ensine-lhe que o bem é o antídoto para o mal. E que, desde cedo, ele pode conquistar o mundo com estudo, honestidade, trabalho, e, sobretudo com respeito e amor a Deus e aos seus pais!
  
>> 

    É possível ao pai medir seu amor ao filho?
   Tem um filho noção da generosidade, do encantamento, da extensão infinita desse amor?
    Não existe amor maior nem mais puro que aquele que vive no coração paterno!
   O amor de um pai ao filho somente uma fita métrica divina pode medi-lo. E, nem o melhor ourives do mundo é capaz de avaliar o seu valor.
    Nada a ele se assemelha. Nada o suplanta. É algo tão grandioso que somente o coração de um pai pode comportar.
    É viver duas vezes de uma vez. É como olhar para as próprias mãos e senti-las por ser uma extensão do corpo. Assim ao pai é o filho. Um sentimento puro, incomparável, imortal.
    Tenha você também, por seu filho, esse amor que une e que faz uma só matéria em dois corpos dividir-se!

     Inácio Dantas
     Do livro ® “Pequenas Lições de Sabedoria

     Temas relacionados (Filho na escola):

     Temas complementares (Filho amigo):

     Temas afins (Deus, mestre):

domingo, 15 de maio de 2011

Pai, mãe, filhos: amor, união e uma vida bem-aventurada!




     Filho, um sonho venerável!

     Ter um filho, experiência inenarrável. É como voar entre estrelas e aterrissar no paraíso. É uma sensação indescritível de poder e posse; é ter metade do coração em outro corpo. E a felicidade? Pode ser expressada em forma de riso, lágrimas, música, silêncio...
     Não tema, você, tornar-se pai ou mãe. Filho é o enredo maravilhoso de um sonho lindo, não de um pesadelo terrível. Porém, não o faça a esmo, irresponsavelmente. Faça com o feitio de amor e Deus o abençoará e guiará, você e ele, pelas longas estradas da existência.
     Se você ainda não realizou esse sonho, mas o tem no seu crânio, quando o fizer, ao seu devido tempo, sentirá a doce emoção de nascer duas vezes. E, por certo, sua vida ascenderá a uma dimensão superior.
     Filho é a continuidade de nós mesmos, a imortalização do clã. Ele vem para somar alegrias, duplicar o amor e unir o casal. Vem para ajudá-lo a construir o mundo que você tem em mente, para ser seu parceiro leal e o amigo mais espetacular que você haverá de ter.
     Se o seu sonho já projeta as primeiras e emocionantes imagens paternas, então, desde já, estruture-se e prepare-se com carinho para a chegada do seu futuro herdeiro!

     O maior orgulho de um pai é ter um filho que se orgulha dele!

>> 

     Família, união e força para impulsioná-lo ao sucesso!

     Entre você e o seu mais deslumbrante sonho existe, sem dúvidas, um trampolim firme que o impulsiona rumo às conquistas: sua família.
     Ter uma família unida e bem estruturada é ter um exército a seu favor. Suas dificuldades serão minimizadas e você alcançará o alvo dos seus sonhos numa impulsão certeira, equilibrada, segura. Sua família, sempre a postos para ajudá-lo, se desdobrará pelo seu sucesso, pois o desejo seu é o desejo dela também.
     Como artérias espalhadas pelo corpo, que se interligam e irrigam o sangue ao mesmo destino, o coração, seus familiares assim o fazem, trabalhando em conjunto, ordenadamente, por e para você.
     A família unida é o “marco zero” de onde nascem as avaliações e as decisões para que os seus enfrentamentos sejam vitoriosos. Ou nesse mundo alguém pode vencer sozinho?
     Família que está com você, e você com ela, sem que perceba, ela trabalha nos bastidores para que você possa desempenhar seu papel e lograr êxito. E você deve ser amável, afetivo e cuidadoso, sempre, porque ao cuidar bem dela, por ela será sempre bem cuidado.
     Tenha sua família qual imagem num altar, afinal ela é fonte de união e amor e a inquestionável impulsionadora dos seus sonhos!

     O sonho mais nobre de um homem é construir uma família feliz!

     Inácio Dantas
     Do livro © “Você, o construtor dos seus sonhos!

     Temas relacionados (Relações entre casais):

     Temas complementares (Calma com os filhos):

     Temas afins (Sonetos):

terça-feira, 10 de maio de 2011

Compreensão, cimento que dá solidez à relação do casal.



     Desavença? A compreensão (pôr o coração à frente das divergências) faz a diferença entre viver juntos ou separados.

   As relações no lar ficam hostis quando o amor já não é mais o denominador comum do casal. Quando o desgostar toma espaço, e se expande, o afrontamento ganha dimensões. E aí, onde era para ser um Éden de compreensão, acende-se o pavio bélico das desavenças.
    Depois, o que fazer para restabelecer os ventos da paz no paraíso?
    Sempre que os cônjuges se exasperam, pelo enfraquecimento do amor, acusam-se, agridem-se e entram em desavença. Um muro se ergue entre os dois, por onde atiram farpas um para o outro lado, fomentando ainda mais a contenda.
     Acenem o lenço da paz, derrubem esse muro, apascentem-se!
    O amor, insepulto, ainda pode estar respirando “por aparelhos”. Restabeleçam-no. Permitam que ele tome o lugar que é dele, o coração, harmonize as relações e que, para sempre, sumam as desavenças como cinzas lançadas nas ondas do mar.
    As línguas que falam o idioma do amor estão sempre propícias ao diálogo da compreensão. E, onde há compreensão a desavença não prospera!

>> 

     Deveres do casal

     São deveres dos parceiros de um casal:

·    A partir da união, esquecerem a vida no singular e conjugá-la sempre no plural

·    Reavaliar amizades: Amigos de um, amigos do casal; inimigos de um, inimigos do casal.

·      Considerar a união uma nova pátria: o sobrenome, que unifica os membros do clã, é uma bandeira a ser erguida no mais alto pedestal.

·    Cuidar e zelar do parceiro, dos filhos, da família; resguardar e ampliar o patrimônio.

·     Lutarem, cada um com suas forças, para manter vivo o amor; e que tenha, por todo o sempre, a mesma magia de quando os uniu!
      
     Inácio Dantas
     Do livro © “Segredos para uma união vencedora

     Temas relacionados (Relação saudável):

     Temas complementares (Pais, seu filho bem relacionado):

     Temas afins (Sonetos...)

sábado, 7 de maio de 2011

Família unida, paz e felicidade no lar!





      A união da família é a base que sustém o lar.
    Quanto mais uma família é unida, homogênea, mais ela está congregada pelo amor; um se divide por todos e todos se materializam em um.
     O segredo da felicidade de qualquer morada tem como alicerce cada um dos componentes felizes.
     Pode ser forte uma casa com pintura reluzente por fora, mas com umidade e rachadura nas paredes por dentro? Um lar desunido tem alicerce frágil e pode desmoronar de repente. Porém, um lar unido é forte, perene, e sustém-se a qualquer vendaval.
     A família é uma equipe, onde a união é a melhor arma para vencer os desafios.
     É eternal por ser uma obra divina: Vários corpos comungando o mesmo nome e compartilhando o mesmo sangue!

>> 

     Há pessoas que você confia e que lhes são dignas de confiança.
   Jamais elas o deixariam seguir só ou o fariam infeliz. Essas pessoas são especiais. Haja o que houver, confie nelas. Sempre. Não tema ser incompreendido, pois elas o compreende num gesto ou num simples olhar.
     Pode revelar seus segredos, seus planos, suas aflições... Abrir seu coração e sorrir, chorar, fazer rolar as mais íntimas emoções...
     Divida o colo delas e deixei-se levar como um rio quando mergulha no mar...
   Fale o que você pensa e ouça o que eles pensam do seu pensar. Peça conselhos. Peça abraços. Peça amor. Têm muitas dessas coisas para você numa intensidade desmedida.
     Seja deles, que eles são seus.
     Esteja com eles no coração, pois o coração deles é você:
     -Pai, mãe!

>> 

     Você, algum dia, abraçou os seus pais e sentiu o corpo vibrar num turbilhão de amor, ternura, afeto?
     E nesse abraço você sentiu a base dos seus alicerces, a segurança e a paz fazerem parte da sua vida?
   Se você não teve esse privilégio, imagine-o com toda a força do seu coração. Se o teve, extraia desse abraço o que os seus pais significam para você. Há uma força no amor paterno capaz de mover o mundo!
   E você, para eles, tem de ser o filho cujos pais para você eles são. Isso mesmo. Um amor forte, sem limite, inabalável.
   O amor deles é como uma lâmpada em nossa trajetória: Onde houver escuridão é o perigo, e onde brilhar é o lado bom da vida; o único e verdadeiro caminho a seguir.
   Deus, quão bom será quando nossos filhos virem em nosso amor o mesmo brilho!

     Inácio Dantas
     Do livro "Novas Lições de Sabedoria

     Temas relacionados (Bom relacto. do casal):

     Temas complementares (Criança na escola):

     Temas afins (Dia feliz):

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Crianças felizes. Elas têm muito a ensinar para os adultos...




     Que mundo melhor seria se os adultos tivessem a doçura de uma criança!
   Sob certos aspectos, os adultos têm muito a aprender com as crianças. Podemos elencar coisas como, autenticidade, sinceridade, generosidade, fidelidade, amor, paz. E muitos outros predicados que somente os pequeninos têm - e que os adultos conhecem bem mas, infelizmente, insistem em não praticar...

    Adultos, aprendam com as crianças!
   Olhemos o exemplo das crianças que fazem amizade sem nunca terem se visto. Unem-se, juntam seus brinquedos e dividem a mesma brincadeira. Criam seu mundo e vivem felizes como deuses. Os adultos, não.   Querem monopolizar as brincadeiras, tomar para si os brinquedos uns dos outros, serem os donos do mundo, e cada qual se transformar em um deus. Por certo falte às crianças ensinarem: “Adultos, não se apeguem às tolices. Dividam suas coisas e multipliquem suas alegrias. Vivam sem rancor, sem disputas mesquinhas. Vejam na pequenez das crianças a grandiosidade dos sentimentos.“
    Aos homens talvez falte voltar a ser criança e reaprender com elas, que, está na harmonia, na amizade o verdadeiro sentido da vida!

     Inácio Dantas
     Do livro (c) Pequenas Lições de Sabedoria")

    Temas relacionados (Crianças na escola):
  
   Temas afins (cotidiano):