quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Seu filho é tímido? O que fazer?


Timidez – Como não criar seu filho com esse estigma.

Acanhamento excessivo, embaraçado, temeroso; assustado, receoso... Mergulhado em si mesmo, na sua introversão, vivendo num mundo preto-e-branco dentro de si quando há outro multicolorido à volta. Eis, aí, o estereótipo de uma pessoa tímida.

Adultos tímidos, em geral, têm os olhares mapeados com uma visão negativa. A timidez, pois, não deve irraigar-se na criança e moldar seu futuro, seu jeito de ser. E isso é tarefa do pai zeloso, que deve “extroverter” o filho para ele tornar-me mais comunicativo, ter maior interação e assim receber altos pontos conceituais.
É fundamental, pai, dar atenção ao filho, não o deixando ‘no vácuo’, a ‘falar sozinho’; é sua tarefa, ainda, ver as ‘obras de arte’ que ele produz na escola, em casa, no computador. É imprescindível conversar, seja que conversa for, e deixá-lo falar desenvolto, contar suas bravatas, interrompendo-o somente para corrigir palavras erradas e incentivando-o à criatividade.
É de pequeno que a criança aprimora a fala, a postura física e desenvolve o raciocínio. E, perder a timidez depende do seu apoio, dos seus incentivos, jamais bloqueando suas iniciativas ou naturalidade.
Ajude-o, então, a formar ideias, a ser extrovertido, seja com pessoas da família ou com estranhos. A habilidade que se adquire na infância é facilmente ampliada e aperfeiçoada quando adulto, resultando uma pessoa despojada, sem traumas, engajada e bem referendada no seu meio social.

Inácio Dantas
Do livro ebook “Ensinamentos de Pai para Filho”

Adquira-o na amazon.com.br  goo.gl/JKgRzj

Nenhum comentário:

Postar um comentário